2024

Estamos muito felizes em compartilhar os projetos ganhadores do Vai Longe 2024! Veja abaixo um pouco de cada projeto e organização acelerados neste ano.

IDECICLO NACIONAL | Ameciclo

O projeto IDECICLO visa desenvolver um Índice Nacional de Desenvolvimento da Infraestrutura Cicloviária no Brasil, concebido colaborativamente como uma ferramenta de auditoria cicloviária cidadã e avaliação computacional de malha. O índice será uma referência para avaliação e monitoramento das infraestruturas cicloviárias nas cidades, orientando melhorias na elaboração de projetos e no planejamento de ações de manutenção. As atividades incluirão diagnóstico e análise dos resultados da aplicação do IDECICLO, definição de novos parâmetros técnicos, desenvolvimento da ferramenta de avaliação e monitoramento, elaboração de um Manual para Aplicação da Auditoria Cicloviária, desenvolvimento de ferramenta computacional de avaliação e indicação de ferramentas para aplicação em diferentes municípios. O projeto será realizado pela Ameciclo, a Associação Metropolitana de Ciclistas do Recife.

 

Pedalando Juntas | Instituto Caminhabilidade

O projeto Pedalando Juntas! irá implantar um sistema de bicicletas compartilhadas na comunidade Peinha,  lindeira ao Rio Pinheiros em São Paulo, de forma colaborativa com mulheres e lideranças femininas para promover a conexão, principalmente de mulheres e crianças, com o novo parque linear na margem. O projeto é desenvolvido pelo Instituto Caminhabilidade e Metrópole 1:1 como parte do Lab Rio Pinheiros em parceria com a Associação de Moradores da Peinha. O Instituto Caminhabilidade é uma organização sem fins lucrativos, liderada por mulheres e fundada em 2012 que, movida pela urgência de alcançar a equidade de gênero e enfrentar a crise climática, desenvolve cidades caminháveis com o protagonismo da cidadania. O Metrópole Um pra Um  é um escritório de urbanismo que trabalha com um planejamento urbano além dos mapas, focado em pessoas, na escala real, a escala 1:1. O Lab Rio Pinheiros tem o objetivo de contribuir com a transformação das margens do rio em espaço público de convívio acessível, democrático e acolhedor para todas as pessoas.

Projeto-piloto do Bike SP
Bonificando quem usa a bicicleta como meio de transporte

O uso de bicicletas como meio de transporte traz inúmeros benefícios para a sociedade, sendo fundamental que haja políticas públicas que o fomentem. Dentre as iniciativas existentes para essa promoção há o incentivo financeiro para quem pedala, presente em vários países em que o ciclismo é proeminente. Em 2016, como forma de estimular a migração modal para a bicicleta, a cidade de São Paulo aprovou uma lei para que uma política similar fosse implementada — é o chamado “Bike SP”, um programa voltado para dar créditos no Bilhete Único para quem se desloca usando a bicicleta. No entanto, a iniciativa nunca chegou a ser regulamentada. Um dos motivos é a carência de estudos que embasem o programa e ajudem a determinar como ele será executado. Dessa forma, para fundamentar a política cientificamente, o grupo de pesquisa BikeScience do IME-USP realizará um piloto com moradores da cidade de São Paulo. No experimento, busca-se verificar a hipótese de que remunerar ciclistas leva ao aumento do número de viagens funcionais (com motivo de origem ou destino trabalho ou estudo) feitas em bicicleta.