Sobre o Edital

Este edital foi elaborado pela Tembici, com apoio da Transporte Ativo – organização da Sociedade Civil focada na promoção da qualidade de vida através do uso de meios de transporte à propulsão humana.

O objetivo é selecionar e apoiar projetos que ainda não foram iniciados ou que tenham começado nos últimos 12 meses e que possam ser concluídos em 2024. Os projetos devem fomentar o uso da bicicleta como meio de transporte por meio de soluções inovadoras que contribuam para a mobilidade no Brasil.

O orçamento total disponível para o edital é de R$100.000,00 (cem mil reais) em recursos próprios, destinado como patrocínio. Serão selecionados até 4 (quatro) projetos. Os projetos deverão estar em uma das categorias: Sustentabilidade, Políticas Públicas ou Negócio. 

Acesse nosso edital completo aqui

Quem pode participar

Pode participar do processo de seleção proponentes pessoas físicas ou jurídicas, sendo grupos, coletivos ou classe acadêmica que possuem projetos ainda não iniciados ou com início nos últimos 12 meses que sejam concluídos em 2024. 

Escopo dos projetos elegíveis

Serão considerados no processo de seleção projetos que fomentem o uso da bicicleta como meio de transporte, envolvendo soluções que contribuam para a mudança cultural, conscientização e promoção da bicicleta. Além disso, cada projeto deverá ser incluído dentro de uma categoria específica, sendo 3 opções: Sustentabilidade, Políticas Públicas ou Negócio.

Categoria 1: Sustentabilidade

Nessa categoria, buscamos projetos que utilizem a bicicleta como ferramenta para fomentar a reciclagem e as cooperativas de catadores. Nessa frente, consideraremos também projetos que visem à circularidade de produtos e materiais relacionados à bicicleta, principalmente iniciativas que promovam o reuso, reciclagem, recuperação e destinação correta de baterias de bicicletas elétricas. Por fim, procuramos por projetos que contribuam para um melhor entendimento dos impactos do sistema de bicicletas compartilhadas na saúde pública, na qualidade do ar, no bem-estar, na economia e na utilização do espaço público.

Categoria 2: Políticas Públicas

Nessa categoria buscamos projetos que tenham impacto em criação, potencialização e desenvolvimento de Políticas Públicas voltadas para a bicicleta no Brasil, como o incentivo à integração modal público e privado, campanhas, pesquisas, materiais, ferramentas e outras propostas de mobilização social para redução das velocidades máximas nas vias, segurança viária, restrições ao uso do carro particular, fomento de cidades inteligentes e transformação cultural.

Categoria 3: Negócio

Nessa categoria buscamos projetos que estejam mais conectados com o negócio da Tembici, tais como projetos de otimização logística, desenvolvimento de cursos para mecânicos, desenvolvimento de frota específica para deslocamento das bicicletas Tembici, ações de marca em nossas estações, parcerias de negócio, desenvolvimento de software, entre outros.  Nesta categoria também estaremos considerando projetos voltados para ciclo entregas e  ciclo entregadores, nas mais variadas esferas (projetos sociais, educacionais, logísticos e etc.).

Caso a Comissão Organizadora entenda que seu projeto não se enquadra nas categorias inscritas acima, esta poderá alterar a categoria em que o projeto irá concorrer aos apoios.

Critérios de avaliação

Para concorrer ao edital, será preciso corresponder aos seguintes critérios: 

Viabilidade: o projeto deve apresentar objetivos, atividades, metas e indicadores claros, assim como plano financeiro viável e detalhado para o atingimento dos objetivos e resultados propostos. Além disso, serão analisados a capacidade técnica e o conhecimento sobre os temas deste edital para executar os projetos. É importante demonstrar a capacidade de continuidade e/ou apresentar plano de parcerias para manutenção das atividades do projeto proposto.

Diversidade e acessibilidade: projetos que priorizem o público de mulheres, pessoas negras, pessoas com deficiência, comunidade LGBTQIA+, público 50+, pessoas em situação de vulnerabilidade social e que sejam acessíveis a todos estes públicos, considerando os temas e subtemas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, serão valorizados. Será avaliado o potencial de impacto social, o número de beneficiários previstos, os resultados esperados e o impacto do projeto no curto, médio e/ou longo prazo. 

Criatividade e inovação: aplicação de práticas e metodologias inovadoras na execução, as quais consideram o atual cenário do país, bem como sua capacidade de replicabilidade e com menor impacto ambiental possível.

Obrigatoriedades

Documentação

Os proponentes devem estar em conformidade com a documentação solicitada:

Pessoas Jurídicas

Pessoas Físicas 

A Comissão Organizadora poderá solicitar documentos atualizados ou adicionais aos proponentes, que terão
até 7 dias corridos para apresentá-los.

Regiões elegíveis

Ainda, é obrigatório que os projetos sejam realizados nos municípios e suas regiões metropolitanas abaixo:

A exigência acima, contudo, não se aplica aos projetos inscritos para concorrer na categoria de Políticas Públicas, que poderão ter atuação nacional, não sendo obrigatória a realização nas cidades mencionadas anteriormente. Nesses casos, serão aceitas propostas de abrangência nacional, tais como: campanhas nacionais, propostas de incidência em políticas públicas, entre outras.